Como ser encontrado nos mecanismos de busca na internet

Início > Artigos > Como ser encontrado nos mecanismos de busca na internet

Você com certeza já ouviu falar em SEO e SEM. Pode até ter pensado que leu errado, ou que são a mesma coisa mas, na prática, embora tenham o mesmo objetivo final, são coisas que funcionam de uma maneira diferente. SEO é a sigla de Search Engine Optimization , ou em português, Otimização de Mecanismos de Busca. Já SEM é Search Engine Marketing, o Marketing de Busca, que conseguimos através de links patrocinados.

Assim, enquanto SEO é a técnica utilizada para otimizar os resultados do seu site nos mecanismos de busca, SEM também busca essa otimização, mas através e links e palavras-chave pagos. Vamos hoje falar um pouco mais de SEO, algo como os primeiros passos da ferramenta e como ela funciona.
 

Como funciona o SEO

Quando você faz uma busca, costuma parar na primeira página de resultados ou navega pelas demais? Se você costuma passar para as próximas, saiba que faz parte de apenas 5% das pessoas. 95% dos usuários da internet param na primeira página de resultados, o que significa que, para garantir que seu site seja acessado, ele deve estar localizado aí.

Na prática, os mecanismos de busca funcionam da seguinte maneira: uma pesquisa é feita, então o buscador clarifica os resultados através de algoritmos que entregam para o usuário os resultados mais relevantes do índice como resultado da pesquisa. O que parece na tela para você portanto, são as páginas encontradas através do índice do algoritmo, classificadas por relevância, conteúdo, e outros elementos considerados importantes. Quanto melhor sua página for lida pelo buscador, e contiver os elementos que ele considera relevantes, mais no topo ela ficará.

Como preparar meu site para ser encontrado

Falando em SEO, há três pilares fundamentais que fazem parte de uma “boa página”. Eles são: o título, a URL e a descrição; sendo o título onde deve conter o nome da página e da empresa, a URL o endereço do site na web e a descrição um resumo do conteúdo do seu site. Essas informações são importantes, pois são o primeiro contato do buscador – e do usuário – com o seu site. Após esse primeiro contato que vem outros pontos importantes, como a navegabilidade, a velocidade de carregamento, a estrutura, as imagens, conteúdo e tudo mais que faz parte do site como um todo.

Vamos começar?

Agora que você tem uma ideia geral sobre o como SEO funciona, se sente mais seguro de como compreender seu site, ou ainda tem dúvidas de como melhorá-lo? Venha conversar com a gente. Nós sabemos tudo de SEO (e SEM) e podemos te ajudar a fazer seu site mais apto a ser encontrado pelos mecanismos de busca e, consequentemente, pelos seus clientes.